Qual a sua atitude quando algum morador em situação de rua vem pedir dinheiro a você nos semáforos? O município de Tubarão, através da campanha Não dê esmolas, dê cidadania, irá buscar o apoio dos habitantes para que evitem a atitude de dar esmolas. A intenção é de incentivar os moradores de rua a procurarem os serviços públicos de assistência social.
Não é difícil passar nos semáforos da cidade e se deparar com alguém pedindo. Entretanto, de acordo com a prefeitura de Tubarão, não são os centavos que irão mudar a situação daquele que vive na rua, e às vezes a forma de ajudar pode ser prejudicial. Mas o que fazer, já que dar esmolas não é a melhor alternativa?
Em Tubarão, um breve levantamento apontou que alguns pedintes chegam a conseguir até 300 reais por dia – e, enquanto a população continuar dando dinheiro, o município fica de mãos atadas-.
A campanha também poderá contribuir com áreas diversas, já que, muitas vezes, o dinheiro dado aos pedintes não patrocina somente a alimentação, mas vícios.
Foto: fantareis/Pixabay
Por Priscila Ladislau
Responder