Cerca de 225 mil patrões devem o Fundo de Garantia para mais de 8 milhões de trabalhadores. Os dados são da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e somam R$ 32 bilhões em dívidas.
E o que fazer caso o seu FGTS não esteja sendo depositado regularmente? Ouça a matéria
Mesmo com a notícia de que o FGTS será liberado em setembro para o saque, tem gente que não vai poder pegar o dinheiro. Isso porque teve patrão que não depositou. É isso mesmo, aproximadamente 250 mil empregadores brasileiros devem o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço. O débito chega a 32 bilhões de reais e afeta oito milhões de trabalhadores. A informação é da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
O FGTS é um direito do trabalhador com carteira assinada e até o dia sete de cada mês os empregadores devem depositá-lo em contas abertas na Caixa Econômica Federal. O valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Vale ressaltar que, segundo as leis trabalhistas, após sair de uma empresa, o trabalhador tem no máximo dois anos após a rescisão contratual para ingressar com um processo junto à justiça do trabalho e reivindicar seus direitos.
Foto: portal.esocial.gov.br
Por Priscila Ladislau
Responder