E agora uma orientação para os pais: Santa Catarina vai passar a vacinar crianças de seis a 11 meses de idade contra o sarampo, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). A orientação dessa dose extra é do Ministério da Saúde, que afirma que bebês nessa faixa etária têm mais chances de terem casos graves da doença ou de morte.
Se o seu filho está com idade entre 6 e 11 meses, a orientação do Ministério da Saúde é para que os pais levem as crianças até uma unidade de saúde para se vacinar e combater a disseminação do vírus do sarampo no país. Vale ressaltar que será ofertado, de forma gratuita, uma dose complementar. E esta nova recomendação acontece porque este público é o que tem mais chance de se contaminar e ter a forma grave da doença. Podendo inclusive, levar à morte.
Até o momento foram confirmados 1.680 casos de sarampo no Brasil e Santa Catarina já está na rota da doença. Aqui no Estado foram confirmados 15 casos. Por isso a atenção especial com os bebês.
Vale ressaltar que aqueles que não se vacinaram contra o sarampo quando criança, não lembram ou perderam a carteirinha de vacinação, devem também procurar os postos de saúde. Uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 15 a 20 pessoas em um mesmo ambiente. E é através da tosse, espirro ou fala principalmente em ambientes fechados que a doença se propaga. As bolinhas vermelhas só aparecem alguns dias depois e a doença começa com coriza e febre.
Foto: Laura Remesso/Decom/PMT
Por Priscila Ladislau
Responder